Como escolher a ração ideal para os bovinos?

20 de Fevereiro de 2020

A atenção às exigências nutricionais do bovino é essencial para o alcance dos objetivos do criador, sejam eles relacionados à produção, desenvolvimento ou reprodução, para gados de corte ou leiteiros. Para que haja um bom aproveitamento dos nutrientes, é importante compor uma dieta com balanceamento de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, e a escolha da alimentação deverá considerar diferentes fatores. Confira alguns detalhes que ajudarão na formulação da alimentação do bovino.

 

As rações se dividem em duas categorias e algumas subcategorias:

 

Rações para gado de corte

– Em fase de cria
– Em fase de recria
– Em fase de reprodução
– Em fase de engorda

Rações para gado de leite

– Bezerras(os)
– Novilhas(os)
– Vacas em lactação

Portanto, esse é um dos principais fatores que orientará a escolha: a fase do animal, em concordância com o objetivo buscado no momento. Além dele, é importante que o criador conheça também a diferença entre as apresentações e formatos das rações.

Ração farelada: Nesse formato, os ingredientes foram moídos e misturados de forma homogênea.

Ração peletizada: Além do processo citado anteriormente, a ração passa por um processo de pressão e temperatura que transforma o formato de pé em um tipo de grão (pellet). Este produto possui vantagem em relação à ração farelada por permitir um produto final de maior qualidade sem risco de separação dos ingredientes.

Produto multipartículas (peletizado e laminado): O produto apresenta partículas de alguns ingredientes, que receberam tratamento mecânico e de pressão que possibilitam que estes nutrientes possuam maior biodisponíveis.

Categorias

Contato

(24) 3353.2514

Av. Euclídes A. Guimarães Cotia, 915 - Mirandópolis, Quatis - RJ, 27420-001